LIBERTAÇÃO


           
Resultado de imagem para Libertação da roda de samsara
"Quando o homem consegue subjugar o desejo e a ambição, quando domina os sentidos, sem preocupação de domínio, quando achou no fundo do corpo dos prazeres apenas cinzas e fel, volta-se para a filosofia e nela procura a razão de ser da vida. 
Surge então na mente humana o desejo da libertação. E o homem procura dentro de si, o que não encontra fora. 
Dizem todos os Mestres da Teosofia, que não é fora de nós que encontraremos a Verdade. Fora de nós só há ilusão e movimento que é uma das formas da ilusão. Para conhecer isto o homem deve conhecer-se a si mesmo: “Conhece-te a ti mesmo, que conhecerás o Universo e os Deuses”. Este adágio nos recomenda simplesmente o conhecimento real de nossa natureza espiritual. E foi com a mesma intenção que o Grande Mestre, o Cristo, pedia aos seus discípulos que procurassem o reino de Deus neles mesmos."

           
( E. Nicoll. A Lei da Ação e Reação - Publicado pelo Serviço de Divulgação do Livro Teosófico, da Sociedade Teosófica no Brasil, em 1960, em São Paulo-SP; não foram fornecidas informações sobre tradução e revisão. Para esta apresentação utilizamos um exemplar pertencente à 3ª edição do livro)