NATUREZA INTERIOR - DHARMA III

Imagem relacionada

"Como cada indivíduo tem uma natureza interior, cada um tem um dharma, um conjunto de atributos, de potencialidade, de qualidades, de propriedades intrínsecas. Pelo exposto entende-se melhor a razão de múltiplos nomes para designar dharma. Entretanto, convém recordar que dharma não é algo exterior, mas a natureza interior.
Em cada reencarnação mais e mais dados são incorporados em nosso espírito, e nossa natureza interior vai se enriquecendo de experiências. Estas vivências expressam em nosso ser como tendências, vocações, predisposições, susceptibilidades, aversões, etc.
A natureza interior humana está relacionada com o grau de desenvolvimento adquirido. Na natureza nada é de graça, tudo tem o seu devido preço. A vida nos dá aquilo que nos tornamo-nos dignos de sua aquisição pelo próprio esforço. Cada um é responsável pelo seu particular modo de ser, sentir e reagir física, emocional e mentalmente.
O ser humano insere-se numa pátria em determinada época, sob determinadas situações sociais, políticas, econômicas, culturais; numa família específica; com seu corpo físico moldado como um patrimônio genético peculiar, porque ele se fez merecedor desse contexto, porque tem uma natureza interior que o conduziu a tal situação. Tudo isso está relacionado com o seu dharma."