A CAUSA DA MÁ SAÚDE

       5 chaves importantes para ter uma boa saúde emocional

        "As experiências mostram-nos que inconsistências mentais, fortes preconceitos e miopia mental, erros de pensamento que colocam a pessoa em desarmonia com a verdade, divergência marcante entre ideais mentalmente concebidos e hábitos diários de pensamento e de vida são todos vistos acompanhando diferentes formas de má saúde fisica e, em muitos casos, aparecem como causas ativas de enfermidade.
              Na esfera da emoção os mesmos princípios se aplicam; emoções reprimidas já são reconhecidas como causas de má  saúde. Este reconhecimento está de acordo com a definição de saúde que sugeri. A repressão de qualquer tipo significa um bloqueio no fluxo da energia da força vital, e isso significa má saúde. Analogamente, emoções negativas, tais como medo, depressão, preocupação, ansiedade, ciúme, ódio, são fontes fecundas de problemas no nível físico, ao passo que a excessiva entrega a emoções muito permissivas pode também produzir má saúde.
            Antigamente a pessoa que curava, o sacerdote e o professor eram um e a mesma pessoa, e é uma pena que não se possa  mais confiar aos homens estas funções combinadas. A tarefa daquele que cura muitas vezes guarda grande semelhança à do sacerdote ou confessor, pois todos estes defeitos mentais e emocionais devem ser corrigidos e devem ser admitidos e encarados antes que a cura possa ser feita. (...).
              Deste ponto de vista, o propósito da má saúde e da dor é o de ensinar-nos a evitar o erro; a dor pode ser considerada como um erro subjetivo tornado obhetivo a fim de que seja reconhecido e corrigido. Se isso é verdade, então, drogar os nervos até a insensibilidade é prestar um desserviço para a alma que está evoluindo através de seu uso. Isso não significa que não se deva fazer todo o esforço para erradicar a dor e salvar do sofrimento, mas, sugere, isto, sim, um método de fazê-lo que tenha a probabilidade de ser prermanente, ao invés de drogar continuamente uma doença ou dor até que os sintomas sejam temporariamente suprimidos."

HODSON, Geoffrey, Saúde e Espiritualidade, Editora Teosófica, Brasília, 1993, pg. 55/7