NOVOS PARADIGMAS DA CIÊNCIA

Humano, Acordar, Luz, Nova Era, Raios, Consciência

"Uma característica muito importante da ciência moderna é que tomou consciência de que todas as teorias científicas não são mais do que aproximações da verdadeira natureza da realidade, e cada teoria é válida para uma certa gama de fenômenos. Teorias novas vão nascendo tentando avançar e melhorar a explicação anterior, na medida em que vamos ampliando a visão deste misterioso Universo. 
 É precisamente pela magnificência dele que os cientistas vão construindo modelos para tentar explicá-lo. Mas, à medida que se desvendam novas áreas de pesquisa, estes modelos são insuficientes. Respondem a um estágio anterior de conhecimento. 
 Estamos numa época de descobertas fantásticas, e não podemos continuar só com modelos, paradigmas, da ciência do século passado. Eles já não servem para explicar como funciona a realidade subatômica em que estamos imersos. 
 O mundo de hoje é completamente diferente do mundo do século passado, e o modelo cartesiano já não é adequado para descrevê-lo. 
 A ciência física já constatou essas diferenças e vem construindo novos paradigmas que explicam melhor os fenômenos atuais. 
 É importante que outras ciências, como a biologia, medicina, psicologia percebam também que a vida não se pode entender através de um modelo mecanicista, reducionista, que precisamente deixa escapar justamente a própria vida. 
 Estamos numa grande mudança de paradigma. O paradigma que dominou nossa cultura nos últimos trezentos anos está acabando.  A ciência medieval era muito diferente da chamada ciência moderna. Oscilava entre a razão e a fé. A finalidade fundamental era compreender o significado das coisas que estavam lá, o que não se entendia pela razão se colocava no campo do sobrenatural, da fé. E o que acontecia sem uma explicação conhecida se chamava "milagre". Assim se encaixava tudo sem grandes problemas. 
 A partir do ano mil e quinhentos aproximadamente começou uma nova era que iria mudar completamente esta forma de ver o mundo e as coisas."

Juan Ribaut, Radiônica, A Ciência do Futuro, Editora Alfabeto, 2014, pg.20