DISSOLVENDO O SOFRIMENTO


a importância de viver o agora

      "A maior parte do sofrimento humano é desnecessária. Ele se forma sozinho, enquanto a mente superficial governa a nossa vida. O sofrimento que sentimos neste exato momento é sempre alguma forma de não aceitação, uma forma de resistência inconsciente ao que é.

     No nível do pensamento, a resistência é uma forma de julgamento. E escapar do agora no nível emocional, ela é uma forma de negatividade. O sofrimento varia de intensidade de acordo com o nosso grau de resistência ao momento atual, e isso, por sua vez, depende da intensidade com que nos identificamos com as nossas mentes. A mente  procura sempre negar e escapar do Agora.

        Em outras palavras, quanto mais nos identificamos com as nossas mentes, mais sofremos. Ou ainda, quanto mais respeitamos e aceitamos o Agora, mais nos libertamos da dor, do sofrimento e da mente egoica.

        Alguns ensinamentos espirituais dizem que todo sofrimento é, em última análise, uma ilusão, e isso é verdade. A questão é se isso é uma verdade para você. Acreditar simplesmente não transformar nada em verdade. (...)"

(Eckhart Tolle, Praticando o Poder do Agora, Ed. Sextante, Rio de Janeiro, 2016, pg.71