DIFERENTES TIPOS DE MATÉRIA




    "Nesses 'corpos' da Divindade Solar, em seus vários níveis, há certas classes ou tipos diferentes de matéria, que se distribuem uniformemente por todo o Sistema. Não estou aludindo aqui à nossa usual divisão dos mundos e de suas subseções – divisão que se baseia na densidade da matéria; no mundo físico, por exemplo, temos os estados sólido, líquido, gasoso, etérico, superetérico, subatômico e atômico, todos eles físicos, mas diferem em suas densidades. Os tipos a que me refiro constituem séries totalmente distintas de divisões que se entrecruzam, cada uma contém matéria em todas as suas diferentes condições, de modo que, se enumerarmos os vários tipos, encontraremos matéria sólida, líquida e gasosa do primeiro tipo, matéria sólida, líquida e gasosa do segundo tipo, e assim por diante. 
    Esses tipos de matéria se interpenetram, como também o fazem os constituintes de nossa atmosfera. Imaginemos uma sala cheia de ar; qualquervibração comunicada ao ar, como a de um som, por exemplo, seria perceptível em todas as partes da sala. Suponhamos que fosse possível produzir uma espécie de ondulação que atingisse apenas o oxigênio, sem perturbar o nitrogênio; a ondulação, ainda se faria sentir em todas as partes da sala. Se admitirmos que, por um momento, a proporção de oxigênio fosse maior em uma parte da sala que em outra, então a oscilação, embora perceptível em todas, seria mais intensa naquela. Assim como o ar de uma sala se compõe (principalmente) de oxigênio e nitrogênio, do mesmo modo a matéria do Sistema Solar se compõe daqueles diferentes tipos; e, assim como uma onda (se tal fosse o caso) que somente atingisse o oxigênio, ou somente o nitrogênio, seria, não obstante, sentida em todas as partes da sala, um movimento ou modificação que atinja só um dos tipos produzirá efeito em todo o Sistema Solar, embora possa ser mais intensa em um ponto do que em outro. 
    Essa afirmação é verdadeira em todos os mundos; mas, por amor à clareza, vamos por enquanto restringir o nosso pensamento a um mundo apenas. Talvez a ideia seja mais fácil de entender no tocante ao astral. Costuma-se explicar que, no corpo astral dos humanos, a matéria pertencente a cada uma das subsecções astrais deve estar presente, e que a proporção entre os tipos mais densos e os mais sutis mostra até que ponto este corpo é capaz de responder aos desejos grosseiros ou refinados e, portanto, é, de certo modo, uma indicação do grau de evolução da pessoa. Analogamente, em cada corpo astral há matéria de cada um dos tipos e, nesse caso, a proporção entre eles mostrará a inclinação do homem: se é devocional ou filosófica, artística ou científica, pragmática ou mística."

C. W.Leadbeater, O Lado Oculto das Coisas, Ed.Teoófica, Brasília, 2017, pg.43/44.