OS CHAKRAS SEGUNDO GICHTEL

 



    "Gichtel, que nasceu em 1638, em Ratisbon na Bavária, estudou Teologia e Direito e exerceu a Advocacia. Porém, em seguida, se tornando consciente de um mundo espiritual interior, abdicou de todos os interesses mundanos e se tornou o fundador de de um movimento místico cristão. Sendo oposto à ortodoxia ignorante de seu tempo, ele chamou para si o ódio daqueles que ele atacou. em aproximadamente 1670, ele foi consequentemente banido, e sua propriedade foi confiscada. Ele finalmente achou refúgio na Holanda, onde viveu pelos remanescentes quarenta anos de sua vida.
    Ele evidentemente considerou as figuras impressas em seu Theosophia Practica como sendo de natureza secreta. Pelo visto, elas foram mantidas dentro de um pequeno círculo de seus discípulos por um número significativo de anos. Elas eram, diz ele, o resultado de uma iluminação interior, presumidamente daquilo que em nossos tempos modernos nós chamaríamos de faculdades clarividentes. Na folha de rosto de seu livro, de seu livro ele diz que eles são 'Uma pequena exposição dos três princípios dos  três mundos nos homens, representados em claras figuras, mostrando como e onde eles têm seus respectivos centros no homem interior; de acordo como que o autor observou nele mesmo em contemplação divina, e o que ele sentiu, saboreou e percebeu.' (...)
    O interessante da foto para nós, no entanto, não está na interpretação do autor, ma no fato de que ela mostra, sem nenhum engano, que ao menos alguns dos místicos do século dezessete sabiam da existência e da posição dos sete centros ou chakras no corpo humano.
    Mais evidências do conhecimento antecipado sobre estes centros de força existem nos rituais da Maçonaria, cujos pontos relevantes vêm até nós de tempos imemoráveis. Os monumentos nos mostram que estes pontos eram conhecidos e praticados no Egito antigo e foram passados fielmente aos dias presentes. Maçons os encontram entre seus segredos e, ao utilizá-los, eles, na realidade, estimulam certos centros na ocasião e para o propósito de seu trabalho, embora eles geralmente saibam pouco ou nada do que está acontecendo além do alcance da visão normal."
    


* imagens postadas pelo Blogger.
C.W. Leadbeater, Os Chakras, Ed, Teosófica, Brasília, 2020, pgs. 38/41