INSIGHT

    



 "O que é 'insight'? Pode-se procurar a palavra nos dicionários, mas, neste contexto, podemos concluir que significa ter a 'percepção direta' de algo ou alguém.Trata-se de uma visão interior, semelhante à tomada de consciência e próxima de uma intuição, um pouco mais do que isso. A intuição é um lampejo de entendimento, mas quando há insight, descobrimos a sabedoria interior, sem palavras. O mais profundo em nós está além da expressão.

    Como o insight é desenvolvido? Pode desenvolvê-lo ponderando sobre definições ou enigmas e praticando atenção plena e a meditação. A prática e a sinceridade podem ser os fatores mais importantes aqui.

    Um mestre Zen disse: 'Uma palavra é como um dedo apontando para a lua, mas o dedo não é a lua.' Se o homem possui tal estado interior capaz de ver a lua, então o dedo cumpriu sua tarefa. Mas aquele que fixa o olhar no dedo, terá errado.

    O insight pode também ser desenvolvido pelo reto viver e por meio de experiências significativas. As experiências significativas começam onde as palavras terminam. É possivel experimentar a vida de maneira positiva, brilhante e verdadeira. Este é o caminho para a consciência universal. (...)

    Temos a tendência de buscar encontrar soluções e esquemas formais. Eles proporcionam uma sensação de segurança. Mas a Realidade não os reconhece. Tudo é novo de momento a momento. A verdade real nunca é resolvida pelo intelecto ou pelas definições. A verdade está por trás de todas as nossas definições. O mais profundo em nós está além de toda expressão, mas nossa tarefa é encorajar o encontro com o insight e a Verdade.

    Nossa regeneração interior não presume um novo mundo ao nosso redor. De certa forma, trata-se do mesmo mundo e, ainda assim, na verdade, trata-se de um mundo completamente novo, pois nosso relacionamento com ele é novo."

Marja Artamaa, Das Definições ao Insight, Revista TheoSophia, Ano 109, publicação da Sociedade Teosófica no Brasil