A MÔNADA EM AÇÃO - A CONTRUÇÃO DOS VEÍCULOS (1ª PARTE)

 


"Consideramos agora a atuação da Mônada na moldagem de seus veículos quando ela tem como seus representantes Ãtmã-Buddhi-Manas - ela própria nos terceiro, quarto e quinto planos - , tendo o corpo causal como receptáculo, a casa do tesouro, das experiências de cada encarnação.

Ao se encerrar cada período de vida, o que equivale dizer, ao final de cada existência devachânica, ela deve estimular uma atividade renovada nos três núcleos sucessivos dos corpos que deverá utilizar durante seu próximo período de vida. Primeiramente, ela desperta o núcleo mental. Esse despertar consiste em incrementar o fluxo de vida através das espirilas. Devemos lembrar que, quando as unidades permanentes 'foram dormir', o fluxo normal de vida nas espirilas diminuiu, e durante todo o período de repouso esse fluxo é pequeno e lento.

Quando é chegado o momento da reencarnação, o fluxo é incrementado, as espirilas palpitam com a vida, e as unidades permanentes, uma após a outra, agem como ímãs, atraindo ao redor de si matéria apropriada. Assim, quando estimulada, a unidade mental começa a vibrar fortemente segundo os poderes vibratórios - resultados de experiências passadas - nela armazenados, atraindo e organizando em torno de si matéria apropriada do plano mental. (...) As moléculas atraídas serão compostas de átomos cujas energias vibratórias sejam idênticas à da unidade que atrai, ou muito semelhantes, ou que estejam em sintonia com ela. Por isso, o desenvovimento da matéria do novo veículo mental estará de acordo com o estágio de evolução alcançado pelo homem. Desse modo, encarnação após encarnação é construído um corpo mental apropriado.

Exatamente o mesmo processo é repetido no plano astral na construção do novo corpo atral - o átomo permanente - é similarmente vivificado, e age de maneira semelhante.

Assim, o homem veste-se de novos corpos mental e astral, que expressam seu estágio de evolução e permitem a quaisquer poderes e faculdades por ele possuídos se expressarem devidamente em seus próprios mundos." 

Annie Besant, Um Estudo sobr a Consciência, Ed. Teosófica, pg 143.


Obs- "a finalidade dos átomos permanentes é preservar dentro de si, como poderes vibratórios, os resultados de todas as experiências pelas quais tenham passado" (pg. 68) 



"o número normal de espirilas funcionando nos átomos permanentes nesta Ronda é de quatro (...)"

(Pg. 72)