A NATUREZA DA MEMÓRIA (III PARTE)

 


 

"Tentemos captar essa coisa complexa após ela ter entrado e causado uma mudança na consciência, uma ideia. A mudança que causou dá origens a novas vibrações nos veículos, reproduzindo aquelas vibrações que causou ao entrar, e em cada veículo ela reaparece de forma débil. Ela não é forte, vigorosa e vívida, como quando suas partes componentes foram transmitidas do fisico ao astral, e do astral ao mental; ela reaparece no mental sob uma forma mais tênue, a cópia daquilo que o mental enviou para dentro, mas as vibrações são mais débeis. Quando o Ser dela recebe uma reação - pois o impacto de uma vibração ao tocar cada veículo deve causar uma reação -, essa reação é muito mais débil do que a ação original, e portanto parecerá menos 'real' do que aquela ação; ela cria uma mudança menor na consciência, e essa diminuição representa inevitavelmente uma 'realidade' menor.

Enquanto a consciência for muito pouco responsiva para estar perceptiva de quaisquer impactos que não venham com vigor impulsivo do físico, ela está literalmente mais em contato com a veste física do que com qualquer outra veste, e não haverá memórias de ideias, mas apenas memórias de percepções, ou seja, de quadros de objetos externos, causados pelas vibrações da matéria nervosa do cérebro, reproduzindo-se na matéria astral e mental relacionadas. Literalmente, são quadros na matéria mental, como o são os quadros na retina do olho. E a consciência percebe esses quadros, 'olha-os', como podemos verdadeiramente dizer, uma vez que a visão do olho é apenas uma expressão limitada do seu poder perceptivo. Quando a consciência afasta-se um pouco do físico, voltando a atenção mais para as modificações em suas vestes internas, ela vê esses quadros reproduzidos no cérebro a partir da veste astral por sua própria reação de dentro para fora, resultando daí a memória das sensações. O quadro surge no cérebro pela criação da mudança da consciência, e aí é reconhecido. Esse reconhecimento implica que a consciência afastou-se muito do veículo físico para o astral onde está atuando.

A consciência humana atua assim ainda hoje em dia, e portanto está cheia de memórias, que são reproduções no cérebro físico de imagens passadas, causadas por reações da consciência. Num tipo humano um pouco desenvolvido, esses quadros são quadros de eventos passados relacionados ao corpo físico, memórias de fome, de sede e de sua gratificação, de prazeres sexuais, etc., coisas nas quais o corpo físico tomou parte ativa. Num tipo superior, no qual a consciência esteja funcionando mais no veículo mental, os quadros do corpo astral atrairão mais sua atenção; esses quadros são moldados no corpo astral por vibrações oriundas do corpo mental, e são percebidos como quadros pela consciência quando se recolhe mais para o interior do corpo mental como veículo imediato. (...)

    Observemos, de passagem, que a memória do objeto segue de mãos dadas com um quadro de renovação da experiência mais intensa do objeto pelo contato físico, e a isto chamamos antecipação; e quanto mais completa a memória de um evento, mais completa é a sua antecipação. De modo que a memória às vezes irá até mesmo causar no corpo físico as reações que normalmente acompanham o contato com o objeto externo, e podemos saborear com antecipação os prazeres que atualmente não estão ao alcance do corpo. Assim, a antecipação de um alimento saboroso dará 'água na boca'."

(continua dia 06/11/21)

Anie Besant, um Estudo sobre a Consciência, Ed.Teosófica, 2014, pgs. 157/159