A VONTADE DE VIVER



 "É para o estudo da Vontade - que aparece como vontade no plano superior e como desejo no inferior - que estamos agora voltando a nossa atenção; e o estudo do desejo leva-nos ao estudo da emoção, indissoluvelmente ligada a ele. Já vimos que estamos aqui porque quisemos viver nos mundos inferiores, que a vontade determina nossa permanência aqui. Mas a natureza, o poder e o trabalho da vontade são em grande parte muito pouco compreendidos, pois nos estágios primitivos da evolução ela não se manifesta nos planos inferiores a não ser como desejo, e deve ser estudada como desejo antes que possamos compreendê-la como vontade.

Vontade é o poder por trás da cognição que estimula a atividade. O pensamento é a atividade criativa, mas a vontade é a força motriz. Nossos corpos são como são porque o Ser, durante incontáveis idades, quis que a matéria fosse moldada em formas por meio das quais pudesse conhecer e energizar tudo fora de si mesmo. (...)

Este é o segredo, a força motriz da evolução. É verdade que a grande Vontade traça a estrada da evolução. É verdade que inteligências espirituais de muitas gradações guiam as entidades em evolução ao longo dessa estrada."

Annie Besant, Um Estudo sobre a Consciência, Editora Teosófica, 2014, pgs. 171/173