A VINGANÇA NÃO É A SOLUÇÃO

                                          "O ódio nunca é dissolvido pelo ódio.        

 Somente o amor dissolve o ódio.

   Esta é a lei,

       Antiga e eterna.




          Conta-se que um mestre Zen, Muso Kokushi, conhecido como um eminente sacerdote na Era das Dinastias do Norte e do Sul do Japão, foi certa vez desafiado sem qualquer razão e derrotado. O povo a sua volta encorajou-o para que derrotasse o seu oponente, mas ele calmamente disse: 'Para aqueles que são os vencedores e para os que forem derrotados, este mundo nada é a não ser uma fase passageira.'

        Se fomos derrotados pelos outros, não deveríamos contra-atacar, como inúmeras vezes se diz, 'Olho por olho, dente por dente'. Ao querer contra-atacar, uma pessoa manterá o  ódio contra a outra e, consequentemente, elas gastarão o seu tempo sempre alerta, esperando uma chance para vingar-se da outra. Entretanto, mesmo que você tenha um ressentimento contra outra pessoa e a derrote, satisfazendo assim o seu ódio, o derrotado irá querer se vingar, e esse círculo vicioso continuará infidavelmente. Essa situação de tensão entre os dois continuará para sempre. A não ser que um deles quebre esse ciclo absurdo, a paz nunca será encontrada.

        Quando alguém lhe bate e você revida, é como uma briga de crianças. Você não deveria fazer isso. Ao contrário, deveria canalizar o seu desejo para alguma ação que beneficiasse outras pessoas. Se ainda não se sentir satisfeito, pense profundamente acerca dessa aversão, pois ela é a própria origem do ódio contra o qual você quer lutar. Empenhe-se também para realizar algo que você goste de fazer. Deste modo, ninguém será rejudicado e você terá feito um bom trabalho."

Kodo Matsunami, A Conquista da Felicidade, Editora Teosófica, Brasília, 1997, pg. 17.