CONHECE-TE A TI MESMO

             


                      "Muito se fala a respeito de conhecermos a nós mesmos; contudo, isso às vezes parece um mistério. Somos o maior tesouro para nós mesmos - o mistério do mundo humano e o que o compôe, em toda a sua variedade.

                 O modo como experienciamos a alegria, por exemplo, pode variar. Para alguns a alegria pode ser ganhar na loteria, com a liberdade associada de poder viajar ou comprar o que deseja. Para outros pode ser cultivar um jardim e observar as borboletas, ler filosofia ou apreciar artes, ou a beleza do mundo natural à sua volta. Cada alegria é real para a pessoa. Quer provocada do exterior ou do interior, a alegria é sentida internamente.

                   Para alguém que tenha penetrado a vida pessoal e os mundos internos, a alegria surge como um natural e fácil estado de ser oriundo de uma fonte interna. Para o mundo externo pode parecer que essa pessoa não esteja vivendo. Pode não haver expressão exterior, mas internamente a alegria flui poderosamente. Esta habilidade está dentro de cada um de nós; é apenas uma questão de olhar na direção correta. Ninguém pode encontrá-la para nós; depende apenas de nós mesmos. As verdades esotéricas mais profundas são incomunicáveis e devem ser experienciadas. Assim o que precisamos mais do que livros e workshops é uma outra olhadela em nós mesmos. (...)

               É pela observação da mente que se produz um novo estado de existência, e se consegue parar de mudar de momento a momento. Isso prenuncia uma calma não apenas na mente, mas também nas emoções, e dá uma firme fundação para a vida, um lugar para descansar quando a vida externa está conturbada como uma tempestade."

Barry Bowden, Revista Sophia, nº 88, pgs. 39.