TEOSOFIA PRÁTICA

         Quando aplicamos a Teosofia no nosso dia-a-dia, os valores morais e éticos que vamos alicerçando com o passar do tempo se tornam um valor inestimável. Através do conhecimento e da aplicação das Leis que regem a natureza nos tornamos pessoas cônscias de nossas responsabilidades em relação ao outro, à sociedade e ao planeta, independente de leis promulgadas diariamente a fim de satisfazer algum segmento da sociedade.

       As virtudes desenvolvidas através dessa prática diária são levadas para a eternidade, fortalecendo o  caráter da pessoa, de forma que as adversidades que se apresentam à sua frente, não a desnorteiam. Apesar dessas dificuldades ela terá condições de discernir o qual caminho tomar e continuar sua jornada. 

       C. Jinarajadasa aborda esse tema sobre o que é chamado de verdades fundamentais para a evolução dos seres humanos, aplicado nas diversas atividades diárias. E, como falamos muito sobre a necessidade de fortalecer o caráter através do autoconhecimento e da aplicação dessas leis fundamentais, começamos hoje a trazer excertos do "Teosofia Prática", no qual  Jinarajadasa faz reflexões sobre como aplicar a Teosofia no viver diário.

       Primeiramente, veremos quais são as verdades fundamentais, que depois de conhecidas e compreendidas, dificilmente nos separamos delas.


        "Há três verdades teosóficas fundamentais que transformam a atitude do homem em relação à vida, quando ele começa a vivenciá-las. Estas verdades são:
1. O homem é uma alma imortal que evoluiu   através dos tempos até tornar-se um ideal de perfeição.

2. O desenvolvimento da alma ocorre quando ela    aprende a coopoerar com o Plano Divino, que é        a Evolução.

3. O homem aprende a cooperar com o Plano  de      Deus, em primeiro lugar, quando começa a ajudar os seus semelhantes.

       A primeira verdade nos ensina que o homem é uma alma e não um corpo; que o corpo é somente um instrumento usado pela alma e descartado por ela na ocasião da morte, quando já não serve mais aos seus propósitos. Esta primeira verdade também nos fala de Reencarnação ou processo de repetidos nascimentos na Terra, método por meio do qual a alma cresce através das experiências que acumula vida após vida, aumentando gradativamente sua sabedoria, força se beleza.
      A segunda verdade nos diz que o objetivo da vida não é a contemplação, mas a ação, e que cada ação da vida de um homem deveria ser orientada pela compreensão de que ele precisa se enquandrar harmoniosamente no Plano Divino da Evolução. (...)
        A terceira verdade nos ensina que cada homem está ligado por laços invisíveis a todos os seus semelhantes, que eles crescem e caem com ele do mesmo modo que seu destino está ligado ao deles; que somente quando ele ajuda o todo do qual é parte, realmente estará ajudando a si mesmo. O amor para com os nossos semelhantes e o altruismo em sua mais alta forma são, portanto, coisas essenciais ao nosso desenvolvimento."

C. Jinarajadasa, Teosofia Prática, Editora Teosófica, Brasília, 2012, pg. 7 a 9.