O QUE É A MEDITAÇÃO

 

Nos textos anteriores postamos excertos de textos que nos levam a refletir sobre a natureza do homem, quem nós somos, se somos seres físicos, emocionais, mentais, espirituais, enfim, quem nós somos, afinal? Bem, somos seres espirituais, em busca de experiências nos mundos mais densos, o físico, e para isso, o mental é o que nos capacita para nos conhecermos como “ser humano”, pela capacidade que temos de discernir sobre algo. Esse é o motivo de sempre estarmos trazendo autores que nos exortam a nos conhecer e saber a dominar a mente concreta.

Anteriormente já foi falado sobre as formas-pensamento, como treinar a mente e nessas técnicas indicadas a meditação é citada por muitos autores conhecidos, como o caminho para um equilíbrio entre espírito, alma e personalidade.

Hoje, na mesma linha dos últimos textos, um pequeno excerto sobre meditação, da própria Clara Codd, em seu livro Meditação, sua prática e resultados.




    “A meditação é uma prática antiga e imemorial, realizada por todos aqueles que sempre se esforçaram por compreender as próprias possibilidades interiores e resolver o enigma do Universo. Esta pergunta atemporal é respondida somente no interior do homem, e sua evolução se encontra nas profundezas do pequeno universo que é o ser humano. A meditação é encarada basicamente como um processo mental dirigido por um fim espiritual, e isto é verdade até certo ponto. Mas ela significa muito mais, visto que o conjunto dos poderes despertos do homem é, em essência, concebido e orientado para o objetivo supremo. Ela pode ser entendida, em primeiro lugar, como pensamento sistemático e constante, e, assim, é usada por todos aqueles cujas ações são efetivas e plenas de propósito em nosso mundo cotidiano. Em outras palavras, antes de podermos produzir qualquer resultado desejado, pensamos sobre ele e o planejamos – esta ‘meditação’ preliminar pode durar uns minutos ou várias ou várias horas e irá consciente ou inconscientemente, dar forma à ação tomada. Se o pensamento intencional e constante é necessário à realização e à compreensão de metas materiais, como não o será infinitamente mais necessário às elevadas aventuras do espírito! A mente como construtora de formas, esboça o plano de ação: a emoção acompanha-a, suprindo a vida e o vigor necessários. Algumas pessoas possuem mentes capazes e pouco desejo de realização; outras possuem desejos muito ambiciosos, mas lhe faltam clareza mental e força. O sucesso vem par o homem que pode desenvolver e harmonizar ambos.

    Ver-se-á que a meditação é uma tentativa de desenvolver e utilizar estes poderes e de direcioná-los à realização de objetivos espirituais. (...) A meditação não é, como algumas vezes se supõe, uma arte difícil e antinatural. Ela é a gloriosa expansão e sublimação dos poderes normais do coração e da mente, e pode ser, em alguma medida, praticada por toda alma viva.”

Clara M. Codd, Meditação, sua prática e resultados, Editora Teosófica, 2ª Edição, p. 7/9