A TRÍPLICE TRANSFORMAÇÃO

        Reconhecidamente por muitos pesquisadores não só da filosofia oculta, mas também cientistas, de que os problemas que o homem tem gerado pela sua mente não se resolvem no mesmo nível. A solução sempre estará em níveis superiores. 

      Quando se começa a investigar a origem dos problemas, percebe-se que a solução não está num movimento linear, como fala o autor. O homem moderno está sendo instado a solucionar seus problemas psicológicos, prova disso é que temas como a busca interior, o autoconhecimento já é uma voz corrente por aqueles que sentem necessidade de uma resposta mais profunda para seus questionamentos.

      Um fator importante para a necessidade que o homem nos dias de hoje tem de refletir é a relação do cérebro-mente, o que cada um é e como se dá o funcionamento do nosso cérebro em relação à evolução humana. 

        O tema é interessante não só para os interessados em meditação, mas para todos que desejam ampliar seu conhecimento sobre si mesmo, inclusive para os terapeutas holísticos que precisam entender o ser humano como um todo: espírito, mente e físico.

        Leia o excerto, que acredito que irá gostar.



    "Em qualquer ato de meditação três fatores estão envolvidos. Primeiro, o cérebro e seu funcionamento; segundo, os padrões de comportamento e o funcionamento do mecanismo do hábito; e terceiro, a mente e sua qualidade. A tríplice transformação exige que deva haver mudança no funcionamento do cérebro, no funcionamento do mecanismo do hábito e no funcionamento da mente. Deve-se notar com clareza que mente e cérebro não são idênticos. Há ainda uma controvérsia em andamento nos círculos científicos e psicológicos sobre se são idênticos; e se não são, como estão relacionados entre si? Tem havido muitas teorias como Epifenômeno e Paralelismo, nas quais não precisamos adentrar. Basta dizer que as modernas pesquisas na Parapsicologia, tanto nos fenômenos psi quanto pki, têm indicado que mente e cérebro são diferentes muito embora relacionados entre si. Utilizando-se um símile, a mente pode ser comparada a uma estação de rádio, e o cérebro a um aparelho de rádio. A estação de rádio funciona com muitas frequências, e é bem possível que o aparelho de rádio particular seja incapaz de captar todos os programas transmitidos ao longo de todos os comprimentos de ondas. Somente porque o aparelho de rádio não é capaz de captar um determinado comprimento de onda não significa que não esteja havendo transmissão ao longo daquela frequência particular. O cérebro humano, como está constituído hoje, pode estar perdendo muitas das transmissões enviadas pela estação de rádio que é a mente humana. (...)

    Diz-se que enquanto o cérebro assemelha-se a um computador, não há computador que seja como o cérebro. O mecanismo do cérebro é por demais impressionante. Possui inteligência notável para lidar com as variadas situações da vida. Ele cuida das necessidades do corpo de uma maneira difícil de entender. 

   O bem-estar biológico do corpo está perfeitamente seguro nas mãos deste notável instrumento construído pela natureza, a saber, o cérebro humano. 

    Temos que lembrar que o cérebro humano tem dois componentes, um, o cérebro velho e o outro, o cérebro novo. O cérebro velho é a nossa herança da existência animal, ou pode ser, até mesmo anterior a isso. Mas lá está o cérebro novo, o córtex, que é o resultado da evolução humana, pertence inteiramente à humanidade, e é, portanto, comparativamente jovem. É um órgão em crescimento uma vez que a humanidade ainda está na sua infância, ou somente no estágio pós-infantil em termos de processo evolucionário. O cérebro forma uma parte muito importante em toda a história evolucionária. A evolução, como é estudada pela ciência, nos diz que o cérebro e tem sido o fator determinante no jogo da sobrevivência. (...)

    É um fato estabelecido que existe um estreito relacionamento entre mente e corpo. O predomínio das doenças psicossomáticas tem provado que mente e corpo estão intimamente ligados um ao outro. Não é apenas o fato de que a mente afeta o corpo, mas é também o fato de que o corpo afeta a mente. (...)

    Vimos na história da evolução, que durante períodos de crises físicas, as unidades de vida que possuíam maior capacidade cerebral foram capazes de sobreviver, enquanto outras, por mais fortes e poderosas que fossem em estrutura corporal, foram varridas do mapa. Assim o cérebro é o fator principal na luta pela sobrevivência biológica. No nível humano não é apenas a sobrevivência biológica que importa. Existe também o problema da sobrevivência psicológica. Mas esses dois não podem ser separados, já que a sobrevivência psicológica requer uma forte base biológica. A questão da sobrevivência psicológica tornar-se-ia insignificante se não houvesse sobrevivência biológica. É um fenômeno psicossomático. 

    A situação humana hoje em dia é tal que uma nova espécie de homem deve nascer se a presente crise de consciência tiver que ser resolvida. A nova espécie de homem certamente será fundamentalmente psicológica. Mas uma espécie psicológica não pode vir a existir sem uma mudança apropriada no nível do cérebro humano. As atividades da mente e do cérebro devem sincronizar-se, pois a nova espécie psicológica de homem deve também funcionar nos níveis físico e biológico."

Rohit Mehta, A Ciência da Meditação, Editora Teosófica, Brasilia, 2009, págs.23/31