TREINANDO A MENTE

 


    "Uma vez mais é necessário compreendermos que não somos a nossa mente. Para principiar, observe algumas vezes seus pensamentos. Deixe-os fluir e veja para onde vão. Você verificará que são extraordinariamente mercuriais, rápidos, sempre mutáveis. Eles são sempre assim, mas nós só nos conscientizamos disto observando-os. Se tomarmos parte num tráfego veloz, não percebemos quão rápido ele é; mas se ficarmos parados e o olharmos, imediatamente o fato chamará nossa atenção. 

    Note também que o pensamento pode ser provocado por um acontecimento físico ou um desejo emocional. É interessante observar como a mente é acomodatícia; como a natureza-desejo e a mente manejam-se mutuamente. Se desejarmos muito alguma coisa, a mente encontrará toda espécie de razões plausíveis para satisfazer o desejo! 

    Há dois passos preliminares para o controle da mente: atenção e concentração. Nunca faça qualquer coisa com a metade de sua mente, sonhando com outras coisas. 

    Esteja atento ao que você está fazendo e nisso empenhe-se por completo. (...) Quando, de todo o coração, agimos para o bem, fazemos descer a atenção e o poder de nosso Eu imortal. 

    É verdade que com longa prática de meditação desenvolvemos uma espécie de consciência dual. Uma parte de nossa mente está atendendo alguma coisa aqui na terra e a outra, sem cessar, olhará para o céu. Mas mesmo então nossa mente inferior controlada será exata e atenta. Na verdade, deveríamos saber o que estamos fazendo e, se possível, por quê. 

    Concentração, a habilidade de pensar sobre alguma coisa, sem desvio por um certo tempo, todos nós a praticamos naturalmente, quando muito interessados. Escolha assim um objeto de pensamento que lhe interesse. Pratique interessar-se pelo assunto do momento. 

    Devemos pensar clara e ininterruptamente sobre um objeto escolhido. O pensar sem interrupção leva à concentração. Siga uma continuidade do pensamento; faça um passeio imaginário. Este último ponto leva-nos a outra grande força da mente que pode tornar-se criativa e poderosa: a imaginação. Mas lembre-se de que a meditação, especialmente em seus primeiros estágios, é pensamento dirigido." 


Clara Codd, A Técnica da Vida Espiritual, Editora Teosófica, Brasília,  2013, pgs. 51/52