O TREINAMENTO DA MENTE (continuação)



    "Imaginação significa faculdade de criar imagens. Com esta força podemos encher nosso mundo interior, subjetivo. Se fecharmos nossos olhos, excluímos os objetos do plano físico, mas em vez disso, podemos ver toda espécie de idéias, figuras e cenas interiores. Olhando para trás, seguindo a torre do tempo, podemos ter memórias de pessoas, lugares e acontecimentos. Olhando torrente acima podemos ver mais quadros, quadros de esperanças, desejos e aspirações. Estas são criações involuntárias de pensamentos e desejos (Kama-manas). Mas podemos também criá-los pela vontade e pela imaginação controlada e dirigida. A imaginação não controlada pode pregar-nos uma peça. Por conseguinte, nossa imaginação deve ser controlada, dirigida, desenvolvida, até que se torne verdadeiramente criativa.
    Parte deste desenvolvimento da imaginação é o poder de visualizar. Algumas pessoas tem este poder fortemente desenvolvido. Podem facilmente se tornar psíquicas, porque os poderes de visualização são o começo da visão psíquica. Olhe atentamente para uma rosa. Feche os olhos e reproduza sua imagem. Se você está lendo uma boa história visualize-a à medida que vai avançando. Este desenvolvimento leva ao crescimento da imaginação criadora, um poder de grande uso na meditação. O desenvolvimento da imaginação nos habilita a "nos colocarmos no lugar de outro", e assim aprendemos a compreender melhor os outros.      A razão, a compreensão e a intuição devem ser desenvolvidas. Isto é feito pela prática da meditação, e também pelo pensamento e estudo paciente, cuidadoso. 
   A inteligência deve crescer e, crescendo para cima, despertar a intuição. Isto é feito pelo pensar firme e perseverante, pela emoção ardente desperta e pelo aprendizado de como enfrentar a vida. O estudo espiritual não é tanto um acúmulo de fatos (os fatos, muito frequentemente, não são o que parecem ser), mas o desenvolvimento da faculdade.
      Leia num livro bom, que exija reflexão, alguma afirmativa ou idéia. Empregue alguns minutos pensando sobre o assunto. Se isto nunca foi feito antes pode acontecer uma certa insuficiência de pensamento. Persevere. Logo começarão a fluir idéias, compreensão e inspiração. Sua mente está crescendo e atingindo outras idéias correlatas do universo. Quando você tiver pensado tão forte e tão longe quanto possa, espere, "olhando aquilo que é invisível, ouvindo aquilo que é inaudível." 
     Quando tiver chegado ao fim de um parágrafo, escreva, em tão poucas palavras quanto lhe for possível, a essência dele. Faça o mesmo com o capítulo e com o livro inteiro. Um resultado disto será o crescimento da faculdade de ver o essencial na vida como nos livros, bem como o poder de condensar e esclarecer. Muita gente com a mente não adestrada não tem o poder de se expressar com clareza e concisão, e de chegar ao essencial. Sir Francis Bacon uma vez escreveu que a leitura forma um homem completo, a palavra, um homem preparado e a escrita, um homem exato. 
   Não apenas devemos estudar livros, mas também, e ainda mais, a própria vida. (...)
     Inteligência não é o mesmo que intelectualidade. Inteligência é um poder, uma faculdade - o poder de compreender, de ver o sentido básico. Intelectualidade é o poder de acumular e lembrar fatos. É claro que o futuro ocultista torna-se um superpsicólogo.

Clara Codd, A Técnica da Vida Espiritual, Editora Teosófica, Brasília, 2013, pg. 53/55